© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

MODALIDADES E FORMATOS

Serão aceitos trabalhos cuja temática central seja a Teoria da Aprendizagem Significativa, nas modalidades:

  • Estudos de Revisão Crítica: trabalhos completos, relacionados à proposição de sínteses teóricas acerca da Aprendizagem Significativa e de seu impacto nos processos educativos e de sua investigação. Idealmente, devem ser provenientes de análise sobre trabalhos anteriores de pesquisa (15 a 20 páginas). Esses trabalhos serão apresentados em sessões de Comunicação Oral.

  • Artigos teóricos: voltados à discussão de conceitos e princípios da Teoria da Aprendizagem significativa e de possíveis correlações desta com diferentes referenciais teóricos, metodológicos e epistemológicos (8 a 10 páginas).

 

  • Relatos de pesquisa: trabalhos completos com resultados finais de pesquisas (8 a 10 páginas).

 

  • Relatos de experiência de ensino: trabalhos completos com resultados – parciais ou finais - de experiências de ensino (8 a 10 páginas). Esses trabalhos serão apresentados, exclusivamente, em sessões de Painel.

Alguns trabalhos poderão ser selecionados para publicação na ASR (Aprendizagem Significativa em Revista – www.if.ufrgs.br/asr/).

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL:

As sessões de Comunicação Oral terão entre 1:30h e 2h, podendo ser organizadas como plenária, sessão única, ou em sessões paralelas. Em cada sessão serão apresentados de 3 a 4 trabalhos, sendo 20 minutos para apresentação e 10 minutos para perguntas. O recomendado é que cada autor organize sua apresentação para o tempo disponível - até 20 minutos - para que os congressistas presentes possam esclarecer dúvidas sobre o estudo apresentado. As sessões serão coordenadas por professores convidados que, além de dirigirem o debate, estarão orientados a (i) garantir sincronia entre as várias sessões, tarefa fundamental para que os assistentes possam mudar de sala conforme suas temáticas de interesse e (ii) interromper a apresentação e ou discussão ao final do tempo previsto para o trabalho apresentado.

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS na modalidade PAINEL:

O evento contará com um momento para a apresentação de trabalhos na modalidade Painel. Cientes de que o tempo para a discussão de tantos trabalhos é curto, disponibilizaremos espaços para que os painéis fiquem expostos antes da sua própria sessão. A ideia, reiteramos, é que os congressistas leiam e conversem sobre os estudos em questão ao longo do evento e não somente durante sua apresentação formal, de 1:30h.

NÃO TEMOS TEMPLATE PARA A ELABORAÇÃO DE PAINÉIS OU APRESENTAÇÃO ORAL. Recomenda-se que o pôster não ultrapasse 1 m². As dimensões recomendadas são: 80-90cm de largura por 120 cm de altura. Preocupados com a preservação do ambiente, sugerimos que utilizem papel ou tecido para impressão dos pôsteres.